EVENTO e EQUIPE

O evento religioso cultural cristão de proposição ecumênica reúne na encenação do auto de fé mais de 60 membros da comunidade do Morro da Cruz que, como o Deputado Estadual Aldacir Oliboni que faz Jesus Cristo desde 1981, interpretam apóstolos, soldados romanos, homens, mulheres e crianças de Jerusalém. Além do elenco de profissionais como o bailarino e ator Robson Duarte (dançarino da corte do Rei Herodes), o ator Jairo Klein (Pilatos), o ator e professor de cenografia Marco Fronckowiak (sacerdote judeu Anás), os atores e locutores Danny Gris (Rei Herodes) e João França (Judas Iscariotes), as atrizes Elisa Lucas (Maria) e Lisiane Medeiros (sacerdote judeu Caifás), a atriz e bailarina Viviane Gawazee (Salomé), o jovem ator Bernardo Vieira (Apóstolo Felipe), o artista plástico e ator bonequeiro João Vasconcellos (Apóstolo Tiago Maior), o ator circense Luciano Fernandes (O Demônio Masculino), a atriz contorcionista Ridan Albuquerque (Demônio Feminino), a produtora cultural Rozelaine Paz (Verônica), a atriz e contadora de histórias Bárbara Camargo, o ator Rodrigo Kão Rocha (Apóstolo Mateus) e o ator, presidente do SATED/RS, Vinícius Cáurio (o Centurião romano). Também atuam o ator e desenhista de luz Carlos Azevedo (Soldado Crucificador), e os integrantes do Clube da Sombra Alexandre Fávero (Soldado Crucificador) e Flávio Silveira (João Batista). Compondo a corte de anjos de pernas-de-pau estão as atrizes circences Ana Cláudia Bernarecki, Ludmila Piva e a atriz e performer cubana Lilibell Torrejón Cepedillo. O bailarino e ator João Lima interpreta o Arcanjo Miguel. Na corte do rei Herodes estão os atores circences Xirú, e Guilherme Gonçalves. Na percussão marcial fúnebre, que acompanha Jesus no percurso, atuam Nego Bando e Robson Serafini. E entre a Crucificação e a Ressurreição acontece a cena temática da Campanha da Fraternidade 2012: “A Morte, o Médico e o Paciente”. A Alma da Casa através do cenógrafo, cenotécnico e decorador Marcelo Gonçalves coordena as ambientações e produção de objetos. Entre a equipe de produção se encontram a atriz, locutora e produtora Adriane Azevedo (Direção de Produção e Narração), a produtora executiva Maura Sobrosa, as atrizes e produtoras bonequeiras Tânia de Castro e Graziela Saraiva, o artista plástico Guilherme Luchsinger, o cenotécnico Sérgio Dornelles, o iluminador Vicente Goulart, o assistente de produção Douglas Barth, as produtoras culturais Janine Fraga e Débora Plocharski, o fotógrafo Kiran, a figurinista Naray Pereira e o guitarrista e sonoplasta Biel Souza. A Direção Artística e Geral é de Camilo de Lélis.

PaixãodeCristo MorrodaCruz Criar seu atalho

PAIXÃO DE CRISTO NO MORRO DA CRUZ - 53 ANOS UNINDO FÉ E INCLUSÃO CULTURAL
Texto escrito por Camilo de Lélis para o Jornal Usina do Porto.


Começou assim: em 1994, o saudoso padre Ângelo Costa procurou a SMC, em busca de melhorias para a representação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz que, desde 1960, vinha sendo realizada pela comunidade. Luciano Alabarse, na época coordenador de artes cênicas, sabendo que eu trabalhava com temas épicos e eventos populares, convidou-me para dirigir o espetáculo. Aceitei.
Depois de um conversa com Padre Ângelo, partimos para os ensaios. Primeiramente, chamamos os moradores que participavam do "teatro do morro da cruz" representando determinados papéis, depois contratamos atores profissionais para completar o elenco. Quero fazer justa homenagem a dois atores que faleceram no transcurso desses anos: Leverdógil de Freitas, que fazia o papel de Herodes e Meme Meneghetti que, por muito tempo, viveu o carismático São Pedro.
Muitos episódios pitorescos ocorreram desde então; coisas que o povo do lugar traz na lembrança. Só para citar alguns: certa vez, uma das produtoras não havia comprado, com antecedência, as pombas necessárias para uma cena e, por estar o comércio especializado fechado na sexta-feira santa - viu-se obrigada a caçar as aves, de arapuca improvisada, nas praças do centro da cidade. Esse caso foi parar no Fantástico, na rede Globo de Televisão. Em outra feita, apareceram treze apóstolos na hora da Santa Ceia, mas o público, que estava atento, denunciou o furão, que saiu do palco de fininho. E o famoso milagre que ocorreu em 2005: Jesus estava suspenso na Cruz, lá no alto do Morro, quando a produção soltou um pombo para simbolizar a presença do Espirito Santo. O pássaro branco sobrevoou o público e retornou para pousar num dos braços da cruz, depois foi caminhando, tranquilo, rumo à cabeça coroada de espinhos do ator Aldacir Oliboni, ali aninhou-se, e ficou até que o corpo fosse descido para o sepultamento. O povo aclamou o milagre em alta voz e a foto da cena foi parar nos jornais.
A encenação tem três estágios, em diferentes espaços geográficos. Começa no palco em frente à igreja São José de Murialdo, onde mostra a missão, milagres, traição e julgamentos sofridos por Jesus. Depois vem a longa caminhada seguindo a cruz, com as quedas e açoitamento, que o refrão popular enfatiza:


Pobrezinho de Jesus


em seu desgosto profundo


suportou naquela cruz


o peso de todo o mundo


Claro que é um trajeto difícil. Subida íngreme. Há pessoas pagando promessas, com os filhinhos vestidos de anjo, ou subindo descalços ou, ainda, portando suas respectivas cruzes e imagens do Menino Jesus de Praga. Vê-se, aqui e ali, o povo de Umbanda ou do Batuque, que fazem honra a Oxalá, na figura do Senhor dos Passos. Ecumenismo. Brasilidade. Os moradores, da calçada, oferecem água aos penitentes, pois é hora de uma estação muito importante: vê-se a Nossa Senhora das Dores, que no seu palco, com expressão trágica, aguarda o filho flagelado. Longa pausa. É a famosa Pietá, que o cordel aponta, em rimas pobres, porém sinceras:


Mãe Maria está chorando


ferida no coração


com sete facas cortando


aumentando sua aflição


A fé empurra lomba acima. Todos querem chegar ao destino, atores e fiéis já não se distinguem, só resta a ação de cumprir o rito sagrado. Jesus é crucificado no ponto mais alto do Morro da Cruz, depois é sepultado e, após uma breve espera, a apoteose acontece: ele ressuscita e sobe aos céus a bordo de um elevador mecânico, devidamente disfarçado. Fogos, música alegre, aplausos:


A morte não vai matar


o filho do nosso Deus


Ele veio pra salvar


a todos os filhos seus


Milhares de pessoas agora descem o Morro com uma expressão de alegria nos rostos cansados, elas sabem que no próximo ano a Paixão vai se repetir, no eterno ciclo de Viver, Morrer e Renascer.
Este ano, a procissão faz cinquenta anos, quinze com minha participação, e sempre é uma emoção nova encenar a vida, paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, no Morro da Cruz , bairro Partenon. O Evento é realizado todos os anos, na sexta-feira santa, pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, numa parceria com o santuário São José de Murialdo e conta com mais de duzentos integrantes entre crianças, jovens e adultos de todas as idades, que participam, unindo-se aos profissionais de teatro, num exemplo de inclusão cultural.